Qual o WhatsApp do FIES? Número de Telefone e Atendimento 2024

O FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) é um programa do Governo Federal que tem como objetivo facilitar o acesso ao ensino superior para estudantes brasileiros de baixa renda.

O programa oferece financiamento estudantil a juros baixos para estudantes matriculados em cursos de graduação presenciais ou a distância, em instituições privadas de ensino superior que tenham aderido ao programa.

O FIES é voltado para estudantes que não têm condições financeiras de arcar com as mensalidades do curso de graduação.

Para se candidatar, o estudante deve atender a uma série de requisitos, como: ter feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir de 2010, ter renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos, entre outros. O processo seletivo para o FIES é realizado pelo Ministério da Educação (MEC) e as inscrições são feitas exclusivamente pela internet.

Após a seleção, o estudante pode financiar até 100% do valor da mensalidade do curso, a depender da sua capacidade de pagamento. O financiamento pode ser pago em até 14 anos, com juros abaixo dos praticados pelo mercado.

qual-o-whatsapp-do-fies-numero-de-telefone-e-atendimento

É importante ressaltar que, além do FIES, existem outras modalidades de financiamento estudantil, como o P-FIES, que é voltado para estudantes com renda familiar per capita de até cinco salários mínimos.

Além disso, há programas de bolsas de estudo, como o ProUni, destinado a estudantes de baixa renda que desejam cursar uma instituição privada de ensino superior.

Qual o número do WhatsApp do FIES?

O FIES não disponibiliza atendimento pelo WhatsApp. O atendimento aos estudantes é feito por meio do canal Fale Conosco, que pode ser acessado pelo site do programa, e por telefone através do número 0800-616161.

É importante ressaltar que, para informações mais precisas sobre o FIES, é recomendado entrar em contato diretamente com o programa ou com a instituição de ensino superior em que o estudante está matriculado.

FIES Telefone 0800

O telefone do FIES para contato é o 0800-616161. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

O estudante pode ligar para este número para obter informações sobre o programa, tirar dúvidas sobre o processo seletivo, fazer reclamações, solicitar informações sobre pagamentos e outras questões relacionadas ao financiamento estudantil pelo FIES.

FIES Chat

O FIES oferece um chat online para atendimento ao estudante, que pode ser acessado através do site oficial do programa, na seção “Fale Conosco”.

Ao acessar o chat, o estudante deve preencher um formulário com algumas informações pessoais, como nome completo e CPF, para iniciar o atendimento.

É importante ressaltar que o atendimento pelo chat está disponível em horários específicos e pode ter um tempo de espera, dependendo da demanda.

Quais os serviços prestados pelo FIES

O FIES oferece financiamento estudantil para estudantes brasileiros de baixa renda que desejam ingressar em cursos de graduação presenciais ou a distância em instituições de ensino superior particulares.

O programa tem como objetivo facilitar o acesso ao ensino superior, garantindo que os estudantes de baixa renda tenham a oportunidade de cursar uma faculdade e obter uma formação de qualidade. Além do financiamento estudantil, o FIES oferece uma série de serviços aos estudantes, tais como:

qual-whatsapp-do-fies-numero-de-telefone-e-atendimento

  • Orientação para a escolha do curso e da instituição de ensino superior;
  • Inscrição no processo seletivo do FIES;
  • Consulta à situação da inscrição;
  • Solicitação de aditamento (renovação do contrato de financiamento);
  • Emissão de boletos para pagamento das parcelas do financiamento;
  • Consulta ao saldo devedor do financiamento;
  • Orientação sobre o processo de amortização e quitação do financiamento.

Além disso, o FIES disponibiliza informações sobre o programa e suas regras por meio do site oficial, das redes sociais e do atendimento telefônico e por chat.

Como baixar o aplicativo do FIES

O FIES oferece um aplicativo chamado “FIES”, que pode ser baixado gratuitamente nas lojas de aplicativos para smartphones e tablets com os sistemas operacionais Android e iOS. Para baixar o aplicativo, siga os seguintes passos:

  • Acesse a loja de aplicativos do seu dispositivo móvel (Google Play para dispositivos Android ou App Store para dispositivos iOS);
  • Na barra de pesquisa, digite “FIES”;
  • Selecione o aplicativo “FIES” e faça o download;
  • Após o download, abra o aplicativo e faça o login com seus dados de acesso.

O aplicativo permite ao estudante realizar diversas consultas e solicitações, tais como: consulta de informações sobre o financiamento, emissão de boletos, aditamento do contrato, acompanhamento do processo de financiamento, entre outros.

É importante ressaltar que o aplicativo só pode ser utilizado por estudantes que já possuem contrato de financiamento ativo pelo FIES.

Dúvidas frequentes

Aqui estão algumas das perguntas mais comuns e suas respostas sobre o FIES:

O que é o FIES?

O FIES é o Fundo de Financiamento Estudantil, um programa do governo federal que financia os estudos de estudantes brasileiros de baixa renda em instituições de ensino superior particulares.

Quem pode se candidatar ao FIES?

Podem se candidatar ao FIES os estudantes brasileiros que tenham renda familiar per capita de até 3 salários mínimos e tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, obtendo média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota na redação superior a zero.

Como faço para me inscrever no FIES?

Para se inscrever no FIES, o estudante deve acessar o site oficial do programa e realizar a inscrição online durante o período de abertura do processo seletivo.

qual-o-whatsapp-do-fies-numero-telefone-e-atendimento

Quais os documentos necessários para se candidatar ao FIES?

Entre os documentos necessários para se candidatar ao FIES estão: RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de renda, comprovante de conclusão do ensino médio, entre outros. É importante verificar a lista completa de documentos exigidos no edital do processo seletivo.

Como é feito o pagamento do financiamento do FIES?

O pagamento do financiamento do FIES é feito em parcelas mensais, que podem ser pagas por meio de boletos bancários emitidos pelo sistema do programa. O valor da parcela varia de acordo com a renda do estudante e a duração do curso financiado.

Como posso renovar meu contrato de financiamento pelo FIES?

A renovação do contrato de financiamento pelo FIES é feita anualmente e deve ser realizada pelo estudante por meio do site oficial do programa. É importante ficar atento aos prazos de renovação, que são divulgados no site do FIES.

Como faço para amortizar ou quitar o meu financiamento do FIES?

Para amortizar ou quitar o financiamento do FIES, o estudante deve entrar em contato com a instituição financeira responsável pelo seu contrato de financiamento e verificar as opções disponíveis. É possível fazer o pagamento antecipado das parcelas ou quitar o saldo devedor de uma só vez.